Bem vindo(a) ao Blog do Curso Técnico em Secretariado

Curso Técnico em Secretariado-Período: Tarde -Etec José Martimiano da Silva-(Industrial) Ribeirão Preto

sábado, 10 de abril de 2010

Piratas do Vale do Silicio

Bom gente, esse é meu primeiro post por aqui, por pedido da Mariane, que inclusive a gente já trabalhou juntos rsrs, resolvi vir ajudar ela com o que posso a respeito de informática.
Ela me contou que assistiu o filme Piratas do Vale do Silicio, que se trata da história do surgimento dos computadores (PC's) e de duas empresas de informática que hoje são conhecidas por todo mundo, elas são a Microsoft e a Apple. Vale lembrar que essas não são as unicas empresas de criação de softwares existentes, mais na época em que se passa o filme, elas foram as pioneiras.

Piratas do Vale do Silício (Pirates of Silicon Valley, no original, de 1999) é um filme baseado no livro Fire in the Valley: The Making of The Personal Computer, de Paul Freiberger e Michael Swaine, o filme documenta o nascimento da era da informática, desde o primeiro PC, através da histórica rivalidade entre a Apple e seu Macintosh e a Microsoft, indo desde o Altair 8800 do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussets), passando pelo MS-DOS, pelo IBM PC e terminando no Microsoft Windows.

O filme começa no início da década de 1970 e termina em 1985, pouco antes de Steve Jobs ser demitido da Apple por John Sculley.

Começando no campus da UCB (Universidade de Berkley) durante o período do Movimento Liberdade de Expressão, o filme expõe as aflições dos amigos Steve Jobs e Steve Wozniak, que formariam a Apple Computer; e os estudantes de Harvard, Bill Gates, Steve Ballmer e o amigo de Gates, Paul Allen, que criariam a Microsoft.

Gates, Jobs e Wozniak deixariam a universidade (Jobs foi na realidade, um estudante do Reed College) por um curto período, mas isto não é documentado no filme; Wozniak logo regressaria à UCB) para poder tomar o papel no crescimento da revolução dos computadores pessoais. O filme é narrado pelo ponto de vista de Wozniak e Ballmer.

Esse filme é muito discutido na área de informática, pois muitos dizem que a Microsoft e Apple não foram lá grandes inventoras, pois se todos prestarem atenção ao filme, vão perceber que a Xerox já existia nessa época e que ela sim tinha projetos para construção de equipamentos que viriam a ser os nossos computadores de hoje. Muito se discute pois no filme é mostrado o momento em que Bill Gates, compra de uma pessoa, uma espécie de sistema operacional, e ainda sim ele consegue vender esse mesmo sistema sem nem ao menos saber como funciona. Algo que também pode ser percebido é que tanto Bill Gates (Microsoft) como Steve Jobs (Apple), participam de muitas feiras de tecnologia que existiam na época e se prestarem atenção a esses momentos vocês vão ver que os sistemas mostrados nessas feiras, são nada mais, nada menos, do que cópias que serão apresentadas pela Microsoft e pela Apple, com algumas modificações é claro rsrsrs... as empresas interessadas na compra dos computadores. Esse filme costuma gerar muita polêmica na área de informática, pois há os que dizem que isso é verdade e há os que dizem que isso é somente um filme. Enfim isso só serve para mostrar que no mundo da informática, nada se cria, tudo se copia... rsrsrs...

Bom gente isso se trata da história central do filme, pessoalmente acho que isso é mais para quem faz algo voltado a área da informática, do tipo Sistemas de Informação, Engenharia ou Ciência da Computação, acho que ele não se encaixa muito com o pessoal da área de secretariado, mais enfim essa é a minha opinião, espero que tenham gostado do post.

Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário