Bem vindo(a) ao Blog do Curso Técnico em Secretariado

Curso Técnico em Secretariado-Período: Tarde -Etec José Martimiano da Silva-(Industrial) Ribeirão Preto

domingo, 11 de abril de 2010

Informática Aplicada a Área Secretarial I

Introdução a computadores

Referência Bibliográfica:
http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows-vista/Introduction-to-computers

O que são computadores?

Computadores são máquinas que executam tarefas ou cálculos de acordo com um conjunto de instruções (os chamados programas). Os primeiros computadores totalmente eletrônicos, lançados na década de 40, eram máquinas enormes que exigiam equipes inteiras para funcionar. Comparados a essas máquinas de antigamente, os computadores atuais são impressionantes. Não só estão milhares de vezes mais rápidos, como podem caber na mesa, no colo ou até no bolso.

Os computadores funcionam com base em uma interação entre hardware e software.

Hardware refere-se às peças de um computador que você pode ver e tocar, inclusive o gabinete e tudo o que está dentro dele. A peça mais importante de hardware é um minúsculo chip retangular no computador chamado CPU (unidade de processamento central) ou microprocessador. Ele é o "cérebro" do computador—a parte que converte as instruções e executa os cálculos. Itens de hardware como monitor, teclado, mouse, impressora e outros componentes costumam ser chamados dispositivos de hardware ou simplesmente dispositivos.

Software refere-se às instruções (ou seja, os programas) que dizem ao hardware o que fazer. Um programa de processamento de texto que você pode usar para escrever letras no computador é um tipo de software.

O sistema operacional é um software que gerencia o computador e os dispositivos conectados a ele.

Dois sistemas operacionais bastante conhecidos são o Windows e o Macintosh.

Seu computador usa geralmente o sistema operacional Windows.


ENIAC- O PRIMEIRO COMPUTADOR LANÇADO NAQUELA ÉPOCA

Lançado em 1946, o ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer) foi o primeiro computador eletrônico para uso geral. Ele foi criado pelas Forças Armadas dos Estados Unidos para calcular a trajetória de balas de canhão. Fisicamente, o ENIAC era enorme: pesava mais de 27.000 kg (60.000 lb) e ocupava totalmente uma sala grande. Para processar os dados, o ENIAC usava cerca de 18.000 válvulas, cada uma do tamanho de uma lâmpada pequena. As válvulas queimavam com facilidade e precisavam ser substituídas freqüentemente.


Tipos de computadores

Os computadores variam em termos de tamanho e capacidade. Em uma ponta da escala estão os supercomputadores, computadores muito grandes com centenas de microprocessadores vinculados que executam cálculos extremamente complexos.
Na outra ponta estão os computadores minúsculos embutidos em carros, TVs, sistemas de som, calculadoras e eletrodomésticos. Esses computadores são criados para executar um número limitado de tarefas.

O computador pessoal (ou PC) foi desenvolvido para ser usado por uma pessoa de cada vez.


Desktops

Os Desktops foram criados para uso em uma mesa ou escrivaninha.
Normalmente, são maiores e mais potentes que outros tipos de PC.
Os desktops são constituídos por componentes separados.
O principal deles, chamado unidade de sistema, é uma caixa retangular que fica localizada sobre ou embaixo de uma mesa. Outros componentes (como monitor, mouse e teclado) conectam-se à unidade de sistema.

Imagem de um computador desktopDesktop

Laptops

Os Laptops são PCs móveis mais leves com uma tela fina. Costumam ser chamados notebooks por causa do seu tamanho pequeno. Os laptops podem operar com baterias, por isso você pode levá-los para qualquer lugar. Ao contrário dos desktops, os laptops combinam a CPU, a tela e o teclado em um único gabinete. A tela se fecha sobre o teclado, quando não está em uso.

Imagem de um computador laptopLaptop

Handhelds

Os Handhelds, também chamados PDAs (assistentes digitais pessoais), são computadores movidos a bateria pequenos o suficiente para serem carregados para praticamente qualquer lugar. Embora não tão potentes quanto os desktops ou os laptops, os handhelds são úteis para agendar compromissos, armazenar endereços e telefones e jogar. Alguns possuem recursos mais avançados, como fazer chamadas telefônicas e acessar a Internet. Em vez de teclados, os handhelds possuem telas sensíveis ao toque, que você usa com os dedos ou com uma stylus (uma ferramenta apontadora em forma de caneta).

Imagem de um computador portátilHandheld


Tablet PCs

Os Tablet PCs são PCs móveis que combinam os recursos dos laptops e dos handhelds.

Da mesma forma que os laptops, eles são potentes e possuem uma tela embutida.

Assim como os handhelds, eles permitem escrever anotações ou desenhar imagens na tela, normalmente com uma caneta eletrônica em vez de uma stylus. Também podem converter seu manuscrito em texto digitado. Alguns Tablet PCs são “conversíveis”, com uma tela que gira sobre o eixo e se desdobra para revelar um teclado por baixo.

Imagem de um Tablet PCTablet PC




Espero que tenham gostado do post...

Até mais...
Mariane




Nenhum comentário:

Postar um comentário