
Perfil do Profissional Secretária
O trabalho secretarial passou por cinco fases no decorrer de sua criação
ANTERIOR AOS ANOS 50
- Início do trabalho feminino nas empresas, sendo que a formação não era exigência básica.
- Trabalho voltado para a datilografia
ANOS 50
- Mera cumpridora e executora de ordens
- Funções voltadas para as técnicas secretariais básicas(agendamento, atendimento telefônico, datilografia,taquigrafia, anotações de recados, manutenção de arquivos).
- Treinamento apenas nas áreas afins(datilografia, arquivo e português)
A secretária passa a fazer parte do "staff" (destaque) gerencial como membro dinâmico e atuante.
*Ter uma secretária passa a ser um "status"- cada chefe tem sua secretária.
ANOS 70
A secretária é vista como um membro ativo na gerência, participando de programas de desenvolvimento, mais elaborados tem uma atuação mais dinâmica e ganha respeito nas organizações.
ANOS 80 E 90
A secretária passa a ser mais uma empreendedora, assessora executante polivalente(assume várias funções).
Deixa de ser "secretária do chefe" para ser "assessora de equipe"
Está cada vez mais distante das rotinas ficando liberada para o assessoramento mais completo.
Passa a ser exigido deste profissional a formação acadêmica, sendo assim deixa de ser função para se tornar profissão.
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