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Curso Técnico em Secretariado-Período: Tarde -Etec José Martimiano da Silva-(Industrial) Ribeirão Preto

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Gerenciamento de Rotinas e Serviços


Perfil do Profissional Secretária



O trabalho secretarial passou por cinco fases no decorrer de sua criação


ANTERIOR AOS ANOS 50

  • Início do trabalho feminino nas empresas, sendo que a formação não era exigência básica.
  • Trabalho voltado para a datilografia


ANOS 50
  • Mera cumpridora e executora de ordens
  • Funções voltadas para as técnicas secretariais básicas(agendamento, atendimento telefônico, datilografia,taquigrafia, anotações de recados, manutenção de arquivos).
  • Treinamento apenas nas áreas afins(datilografia, arquivo e português)
ANOS 60
A secretária passa a fazer parte do "staff" (destaque) gerencial como membro dinâmico e atuante.
*Ter uma secretária passa a ser um "status"- cada chefe tem sua secretária.

ANOS 70
A secretária é vista como um membro ativo na gerência, participando de programas de desenvolvimento, mais elaborados tem uma atuação mais dinâmica e ganha respeito nas organizações.

ANOS 80 E 90
A secretária passa a ser mais uma empreendedora, assessora executante polivalente(assume várias funções).
Deixa de ser "secretária do chefe" para ser "assessora de equipe"

Está cada vez mais distante das rotinas ficando liberada para o assessoramento mais completo.

Passa a ser exigido deste profissional a formação acadêmica, sendo assim deixa de ser função para se tornar profissão.






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